A pandemia da COVID-19 "reacendeu" a retórica antissemita e abriu espaço para "novos mitos e teorias conspiratórias, culpando os judeus" pela atual crise sanitária - alerta um relatório europeu divulgado na terça-feira (9).
"O antissemitismo, especialmente na Internet, intensificou-se durante a pandemia", escreve a Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA), com sede em Viena, baseando-se em estatísticas oficiais e evidências coletadas por organizações da sociedade civil.
Na Alemanha, a rede de associações RIAS observou que, nos primeiros meses da pandemia, 44% dos incidentes antissemitas registrados foram "associados ao coronavírus".
Na República Tcheca, a Federação das Comunidades Judaicas observou "um aumento da circulação dos discursos de ódio on-line", alimentado pelo movimento conspiratório, de oposição a vacinas e restrições.
Em termos mais gerais, "a falta de dados continua ocultando a realidade", lamenta a FRA, já que poucos membros da UE registram os incidentes antissemitas "de modo eficaz".
Alguns países, como Hungria e Portugal, não têm dados oficiais. Em muitos países, "a imensa maioria dos incidentes não é relatada: nem à polícia, nem a qualquer outra instituição", disse o relatório.
Em outubro, a UE apresentou sua primeira estratégia contra o antissemitismo em outubro, destinada a combater o ódio na Internet, reforçar a proteção das sinagogas e promover a transmissão da história do Holocausto.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre
sintomas
,
prevenção
,
pesquisa
e
vacinação
.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.