A Áustria anunciou, nesta sexta-feira (12/11), que pessoas que não tomaram a vacina contra a COVID-19 terão que ficar em ‘lockdown’. O país é o primeiro a adotar essa medida que será formalmente confirmada neste domingo (14/11).
“O lockdown para os ‘não vacinados’ significa que não se pode sair de casa a menos que se vá trabalhar, fazer compras (para o essencial), esticar as pernas - exatamente pelo que todos nós tivemos que sofrer em 2020”, explicou o chanceler Alexander Schallenberg.
Leia Mais
Noruega retoma restrições após aumento de casos de covid-19Candidato presidencial do Chile estará ausente nas eleições por contrair covid-19 nos EUAOs múltiplos rostos do Brasil na COP26coronavirusmundoÁustria decreta lockdown nacional para não vacinados contra a COVID-19A medida é uma forma de incentivar a vacinação contra a COVID. A população se mostra insegura com a imunização e é incentivada pelo partido de extrema-direita FPÖ (Partido da Liberdade) a não se vacinarem.
O lockdown para quem não vacinou já foi formalmente aprovado no estado Alto Áustria. Além disso, toda a população também deve seguir restrições, como usar máscara FFP2 em todos os locais públicos internos e a proibição de eventos por 3 semanas.
As informações são do jornal BNO News.
A Áustria tem a menor porcentagem de pessoas vacinadas na Europa Ocidental, com a exceção do Liechtenstein. O país tem cerca de 65% da população imunizada contra a COVID, conforme estatísticas do governo.
Além disso, nesta semana, a Áustria alcançou o recorde de novos casos de COVID-19 no país, totalizando 11.576 na última quarta-feira (10/11). Nesta sexta-feira foram registradas 40 mortes por coronavírus, que é o maior número desde abril.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.