As autoridades holandesas isolaram em um hospital um casal que deu positivo para o coronavírus e fugiu do hotel onde estava em quarentena, informaram responsáveis nesta segunda-feira (29/11).
Leia Mais
OMS adverte que variante ômicron representa risco muito elevado ao mundoClima foi 'fator decisivo' em incêndios na Austrália nos últimos anos, diz estudoAgências de notícias criam 'sala de redação europeia' com apoio da UEcoronavirusmundoOs negacionistas da covid que agora duvidam das mudanças climáticas'Como encontrei o Titanic durante operação secreta na Guerra Fria'Os detidos faziam parte de um grupo de 61 passageiros de dois aviões procedentes da África do Sul que deram positivo em um teste ao chegarem no aeroporto de Amsterdã no sábado e foram colocados em quarentena.
"Soubemos que havia gente que deixou o hotel, mesmo que tenhamos exigido que ficassem. Então, tivemos que tomar medidas e prendê-los", disse à AFP Robert van Kapel, porta-voz da polícia de fronteiras no aeroporto de Schiphol de Amsterdã.
"Detivemos os dois rapidamente, a bordo de um avião, e os prendemos. Agora estão isolados em um hospital", acrescentou.
O hotel onde estavam os passageiros é próximo ao aeroporto. O ocorrido foi depois que as autoridades holandesas determinaram que 13 pessoas das 61 que deram positivo estavam infectadas com a variante ômicron.
Um dos membros do casal deu positivo e tinha que permanecer isolado e o outro deu negativo, mas decidiu ficar.
Uma porta-voz municipal confirmou que o casal está em um hospital e "está sendo investigado por um possível crime".
"O que fizeram não é muito inteligente (...). Na Holanda, não é ilegal estar na rua quando você testou positivo, mas subir em um avião sabendo que é positivo já é outra coisa", declarou à AFP a porta-voz da Prefeitura de Haarlemmermeer, Petra Faber.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.