Com seus vastos corredores e arcos elevados, a Government College University na cidade de Lahore, maior cidade do leste do Paquistão, recorda o universo criado pela escritora britânica J.K. Rowling, afirmaram vários alunos à AFP.
"Não posso acreditar que estou em Hogwarts, enquanto estou em Lahore, de todos os lugares", disse à AFP Raziah Alam, estudante que participou no festival. "Tem sido uma experiência tão divertida", acrescentou.
Vestidos com fantasias inspiradas no mundo fantástico de Harry Potter, incluindo varinhas mágicas e chapéus de feiticeiro, os estudantes deram as boas-vindas aos visitantes em sua versão do Grande Salão de Hogwarts, decorado com vassouras, morcegos e até mesmo uma área para preparar poções.
A trilha sonora dos filmes de Harry Potter tocava ao fundo, enquanto os estudantes citavam feitiços, tiravam fotografias com o famoso "Chapéu Seleto" e colocavam os uniformes do célebre Colégio de Hogwarts.
"A maioria desses jovens cresceu na época em que o trabalho de JK Rowling estava sendo apresentado nos livros e depois nos filmes", disse Asghar Zaidi, vice-reitor da universidade e fã da saga.
Ele acrescentou que quando os alunos "observam a arquitetura, eles lembram de Hogwarts".
"Eu acho que a magia vem da inspiração que provoca em nossos estudantes", afirmou, com orgulho.
O festival exibe um filme que é considerado o primeiro produzido por fãs de Harry Potter no Paquistão, com o título "The Last Follower and the Resurrection of Voldemort" ("O Último Discípulo e a Ressurreição de Voldemort", em tradução livre).
A produção foi criada e interpretada por estudantes da universidade e conta com bons efeitos especiais.
"Realmente pensamos que seria uma ideia maluca modificar o edifício, colocar algumas montanhas ao redor, criar alguns personagens", afirmou o diretor Waleed Akram.
Desde o lançamento em 1997 do primeiro dos sete livros com as aventuras de Harry Potter, a saga faz muito sucesso em todo o mundo, inclusive no Paquistão.
Em todo o mundo foram vendidos quase 500 milhões de exemplares e os livros foram adaptados para o cinema, com oito filmes.
audima