A maior marca de laticínios da Coreia do Sul foi obrigada a se desculpar por causa de um anúncio que retratava mulheres como vacas.
A propaganda da Seoul Milk mostra um homem filmando escondido um grupo de mulheres em um campo, que na sequência se transformam em vacas.
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Após a reação negativa do público, a empresa removeu o vídeo promocional do YouTube, mas desde então o anúncio viralizou, sendo reenviado por usuários da internet.
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1% de homens brancos ricos recebem mais que todas mulheres negras do BrasilMulheres brancas são 51,1% das lideranças em diversidade Quase 26 milhões de brasileiras foram ameaçadas de morte por parceiro ou ex"Sinceramente pedimos desculpas a todos que se sentiram incomodados com o comercial de leite lançado no dia 29 do mês passado", disse a empresa controladora da Seoul Milk, a Seoul Dairy Cooperative, em um pedido de desculpas publicado online.
"Estamos lidando com esta questão com seriedade e conduziremos uma revisão interna e tomaremos cuidado redobrado para evitar que incidentes semelhantes ocorram no futuro. Curvamos nossas cabeças em desculpa", acrescenta o texto.
O clipe de 52 segundos começa com um homem com uma câmera vagando pelo campo.
"Finalmente conseguimos capturá-las com a câmera em um local de pureza imaculada", diz o narrador com uma voz masculina.
Em seguida, o homem, escondido em meio a arbustos, filma um grupo de mulheres bebendo água de um riacho e praticando ioga.
Quando ele acidentalmente pisa em um galho, isso assusta as mulheres, que de repente se transformam em vacas.
O anúncio termina com as seguintes palavras: "Água limpa, ração orgânica, Seoul Milk 100% puro. Leite orgânico de um rancho orgânico na natureza agradável de Cheongyang."
A propaganda gerou um debate nacional sobre sexismo e questões de sensibilidade de gênero, mas as críticas não se limitaram às mulheres retratadas como vacas.
Alguns também manifestaram preocupação com o homem que filmava escondido o grupo de mulheres, ao passo que os crimes de voyeurismo com câmeras de espionagem têm aumentado nos últimos anos na Coreia do Sul.
A molka, que significa literalmente "câmera escondida", se tornou um problema em particular para as mulheres sul-coreanas.
Esta não é a primeira vez que a Seoul Milk ganhou as manchetes por motivos errados.
Em 2003, a empresa encenou uma performance em que modelos nuas borrifavam iogurte umas nas outras.
O chefe do departamento de marketing da Seoul Milk e as modelos que participaram do evento foram multadas por obscenidade.
Reportagem adicional de Hyojung Kim, do serviço de notícias coreano da BBC.
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