As decisões foram tomadas após a publicação de uma investigação conduzida pela ONG brasileira "Repórter Brasil", fundada por jornalistas, em colaboração com a Mighty Earth.
De acordo com a ONG, alguns produtos obtidos graças ao desmatamento estão em supermercados europeus em forma de charque, 'corned beef' (um tipo de carne em conserva) ou carne fresca.
"O fato de a Mighty Earth compartilhar os resultados da investigação antes da publicação com as empresas diretamente implicadas deu lugar às declarações de hoje" dos distribuidores, anunciou a organização americana em um comunicado.
A JBS, líder mundial da carne, assegurou em um comunicado que pratica uma política de tolerância zero com o desmatamento ilegal, o trabalho forçado e o uso indevido de territórios indígenas ou áreas protegidas".
A companhia informou ter instalado há dez anos um sistema de controle por satélite de seus fornecedores.
A JBS destacou que neste momento não é possível controlar da mesma forma os provedores de seus fornecedores, mas diz ter investido em uma nova plataforma para obter até 2025 uma rede de abastecimento sem o menor vestígio de desmatamento ilegal.
Após a denúncia da Mighty Earth, o grupo francês Carrefour retirou de suas lojas na Bélgica uma referência da marca Jack Link's, que produz parte de seu charque no Brasil com a JBS.
"Estamos estudando a origem dos produtos que teríamos em outros países - se os encontrarmos - para tomar uma decisão similar se for o caso", confirmou à AFP Agathe Grossmith, diretora de projetos de responsabilidade social corporativa da Carrefour.
A Auchan, por sua vez, informou à AFP que tinha iniciado um procedimento para retirar um produto da Jack Link's na França e que estava investigando sua origem. O grupo também disse que não compra carne bovina brasileira para suas marcas.
Seugndo a Mighty Earth, a rede de supermercados belga Delhaize também se comprometeu a "retirar todos os produtos da Jack Link's de suas prateleiras".
A ONG também destaca as iniciativas de outras redes de supermercado, como Lidl e Albert Heijn, na Holanda, e Sainsbury's e Princes, no Reino Unido, para evitar a venda de carne bovina brasileira, cujos produtores estejam supostamente vinculados ao desmatamento.
"Estas medidas comerciais, juntamente com a nova legislação da UE para combater o desmatamento importado, demonstram que o cerco está se fechando para os destruidores de florestas", disse Nico Muzi, diretor da Mighty Earth Europe.
DELHAIZE GROUP
J. SAINSBURY PLC
CARREFOUR
JBS SA
PARIS