Apenas três anos depois de seu retumbante retorno à política, Merz, de 66 anos, obteve 62,1% dos votos dos membros da CDU, superando, com ampla vantagem os outros dois candidatos: Hege Braun (12,1%), próximo a Merkel; e Norbert Röttgen (25,8%), de acordo com os resultados divulgados pelo secretário-geral da legenda, Paul Ziemiak.
A favor de uma linha liberal na economia, Merz terá de reerguer um partido que saiu em ruínas das eleições de 26 de setembro. Na disputa, a CDU registrou o pior resultado de sua história (18,9%), após 16 anos à frente do país.
Essa derrota levou o presidente Armin Laschet, que assumiu pessoalmente o resultado, a jogar a toalha apenas um ano depois de ser nomeado presidente da CDU.
A eleição de Merz marca a primeira nomeação direta de um líder da CDU por parte de seus militantes. Do total de 400.000 membros da sigla, 250.000 votaram.
Esta foi a terceira vez que Merz se apresentou para disputar a liderança da CDU. Para o partido, que domina a vida política alemã desde o fim da Segunda Guerra Mundial, trata-se da terceira mudança de presidente em três anos.
BERLIM