O ultradireitista José Antonio Kast reconheceu neste domingo (19/12) a vitória do esquerdista Gabriel Boric na eleição presidencial do Chile. Kast, muitas vezes comparado ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), é do Partido Republicano. Boric, o vencedor, é filiado ao Convergência Social.
Leia Mais
Gabriel Boric, candidato da esquerda, é eleito presidente do ChileEleições no Chile: para onde deve ir o país após escolha do novo presidenteChile inicia votação em eleição presidencial crucial para seu futuroBoric, de líder estudantil ao primeiro presidente millennial do ChileDuas empresas chinesas construirão 1.000 escolas no Iraque
Aos 35 anos, Boric tem trajetória consolidada no movimento estudantil. Ele atuou, também, como deputado. A coalizão que o sustenta tem a presença, inclusive, do Partido Comunista local.
O Chile vive momento de efervescência política. Uma revolta popular culminou na instituição, em julho deste ano, de uma Assembleia Constituinte. Boric substituirá Sebastián Piñera, de forte inclinação à direita.