(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AMÉRICA LATINA

Chile: Kast, da extrema direita, reconhece a vitória do esquerdista Boric

Segundo turno da eleição chilena ocorreu neste domingo (19/12)


19/12/2021 19:34 - atualizado 19/12/2021 20:08

O candidato presidencial chileno Jose Antonio Kast, do Partido Republicano, lança seu voto em uma seção eleitoral em Paine, ao sul de Santiago, durante o segundo turno das eleições presidenciais de 19 de dezembro de 2021
O advogado de extrema direita José Antonio Kast reconheceu a derrota (foto: MAURO PIMENTEL/AFP)

O ultradireitista José Antonio Kast reconheceu neste domingo (19/12) a vitória do esquerdista Gabriel Boric na eleição presidencial do Chile. Kast, muitas vezes comparado ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), é do Partido Republicano. Boric, o vencedor, é filiado ao Convergência Social. 

 

"Acabo de falar com Gabriel Boric e o felicitei pelo seu grande triunfo. Desde hoje é presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e colaboração. O Chile está sempre em primeiro", escreveu Kast.



 

Aos 35 anos, Boric tem trajetória consolidada no movimento estudantil. Ele atuou, também, como deputado. A coalizão que o sustenta tem a presença, inclusive, do Partido Comunista local.

O Chile vive momento de efervescência política. Uma revolta popular culminou na instituição, em julho deste ano, de uma Assembleia Constituinte. Boric substituirá Sebastián Piñera, de forte inclinação à direita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)