O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, informou que o sumo pontífice recebeu Hilarion por uma hora, "em um ambiente de fraternidade". Na reunião, foram abordados "temas de preocupação comum".
O metropolita Hilarion disse que um encontro está sendo preparado para acontecer em 2022 entre o Francisco e Cirilo I, de acordo com a agência de notícias russa Tass.
"Evocamos datas e lugares concretos, mas não podemos anunciá-los neste momento porque ainda temos que trabalhar este tema", afirmou.
O comunicado do Vaticano não se refere a uma reunião entre ambos, mas, no início de dezembro, o papa já havia falado da possibilidade de um encontro de curto prazo com o patriarca Cirilo. Disse ainda que estava disposto a viajar para Moscou.
Segundo a Tass, o patriarca russo também quer se encontrar com o pontífice.
"Desde seu último encontro, há cinco anos, muita coisa aconteceu", comentou Hilarion, em declaração à agência de notícias russa.
Segundo o chefe da diplomacia do Patriarcado de Moscou, os dois líderes "não vão falar apenas sobre temas teológicos que separam os ortodoxos dos católicos, mas sobre a forma como os cristãos podem sobreviver no mundo moderno".
Em fevereiro de 2016, o papa Francisco e o patriarca Cirilo tiveram um encontro histórico em Cuba, o qual marcou a reaproximação entre o Vaticano e os ortodoxos russos.
audima