Jornal Estado de Minas

COMBATE À DESINFORMAÇÃO

Twitter inclui o Brasil em função que permite denunciar tuítes falsos

O Twitter anunciou nesta segunda-feira (17/1) que o Brasil, Espanha e Filipinas estão inclusos no grupo de países que testam a nova função de denunciar informações enganosas. O recurso foi anunciado em 17 de agosto de 2021, mas estava disponível apenas nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e Austrália.





De acordo com a empresa, a partir de agora os usuários poderão sinalizar um tweet como enganoso usando a opção 'Reportar Tweet'. A iniciativa pretende avaliar e entender as novas tendências de desinformação na rede social. Facebook e Instagram já disponibilizam tal função.

"Estamos avaliando se esta é uma abordagem eficaz, então estamos começando aos poucos. Podemos não tomar medidas e não responder a cada relatório do experimento, mas sua opinião nos ajudará a identificar tendências para que possamos melhorar a velocidade e a escala de nosso trabalho mais amplo de desinformação", afirmaram.

De acordo com a empresa, desde agosto do ano passado, quando a função foi adicionada nos primeiros países, cerca de 3 milhões de tuítes que violaram as políticas da plataforma já foram reportados. 



Instagram e Facebook


O recurso também está disponível no Instagram e Facebook. Desde de 2019, essas redes sociais contam com a opção de denunciar um conteúdo como informação falsa. 

Para reportar um conteúdo falso em ambas as plataformas basta clicar nos três pontos que ficam acima do post, depois em “denunciar publicação” e selecionar a opção “informação falsa”. Em seguida é preciso escolher em qual categoria se enquadra a informação falsa e enviar a denúncia. (Confira o passo a passo).

Na opção denunciar informação é possível reportar uma informação falsa (foto: Reprodução/Instagram )
 
Em seguida é preciso escolher em qual categoria se enquadra a informação falsa e enviar a denúncia (foto: Reprodução/Instagram)
 

*Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Ricci





audima