O encontro provavelmente aumentará a tensão entre Estados Unidos e China, que considera Taiwan, um território com governo autônomo, como parte do país.
O estatuto de Taiwan é uma das questões mais delicadas nas relações de Pequim com Washington.
O vice-presidente de Taiwan, William Lai, e sua colega dos Estados Unidos, Kamala Harris, fizeram "uma simples saudação" na qual ambos "conversaram brevemente" durante a cerimônia de posse da presidente de Honduras, Xiomara Castro, afirmou a Agência Central de Notícias de Taiwan (CNA).
Lai afirmou que agradeceu aos Estados Unidos, em nome de Taiwan, "o forte apoio", segundo a CNA.
O governo dos Estados Unidos não reconhece oficialmente Taiwan, mas a ilha tem o apoio dos dois partidos (Democrata e Republicano) no Congresso.
O governo chinês se opõe a "qualquer forma de interação oficial entre os Estados Unidos e Taiwan", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.
"Taiwan é apenas uma província da China, não há nenhum suposto vice-presidente para uma província", disse.
O governo dos Estados Unidos "deve levar a sério a posição e as preocupações da China e parar de ter qualquer contato oficial com Taiwan, e não enviar nenhum sinal errado às forças independentistas de Taiwan", acrescentou.
Ao mesmo tempo, o gabinete presidencial de Taiwan não comentou o encontro e informou apenas que Lai "falou com os representantes de vários países e interagiu com eles de forma natural".
TAIPÉ