O médico português Antonio Pedro Machado, defensor da ivermectina como método de tratamento para a COVID-19, recebeu mais de 220 mil euros de uma farmacêutica que produz e fornece o medicamento. A informação é da CNN Portugal.
O pagamento partiu da Menarini Portugal, pertencente ao Menarini Group, empresa que produz o Ivecop, medicamento a partir da Ivermectina. O montante recebido por Machado é de 224.184 euros (R$ 1,3 milhão na contação de hoje), valor dividido entre patrocínios e consultorias.
Somente um evento do grupo, em 2021, rendeu 119 mil euros para Machado. A ivermectina tem ineficácia comprovada contra o coronavírus, e a vacina é o método mais certo que se tem registro para atenuar a COVID-19.
Principal órgão em saúde e vigilância sanitária de Portugal, a Autoridade Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed) não recomenda a ivermectina para a COVID-19. Machado, também crítico das vacinas, admitiu que trabalhou para a Menarini e preferiu não comentar se a defesa do medicamento contra o coronavírus era um conflito de interesses.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.