"O navio 'Playa Menduiña Dos', com 3 sobreviventes e 7 corpos do naufrágio da 'Villa de Pitanxo', chegou esta manhã (...) ao porto canadense de Saint John ", em Newfoundland (oeste), anunciou a agência espanhola de resgate no mar, Salvamento Marítimo, no Twitter.
Na sexta-feira, outro navio que havia participado do resgate chegou ao mesmo porto com outros dois corpos do navio pesqueiro galego "Villa de Pitanxo".
O navio de 50 metros de comprimento afundou na terça-feira a 450 quilômetros da ilha canadense de Terra Nova, com 24 tripulantes, dos quais 3 sobreviveram, 9 morreram e 12 estão desaparecidos.
Durante o dia, os nove mortos foram formalmente identificados, informou a delegação do governo espanhol (prefeitura) na Galiza.
"Os corpos sem vida resgatados pertencem a cinco marinheiros espanhóis, três peruanos e um ganense", anunciou a delegação em comunicado publicado na noite de sábado.
Os três sobreviventes são dois espanhóis e um ganense, de uma tripulação em que viajavam, incluindo eles, 16 espanhóis, 5 peruanos e 3 ganenses. Segundo familiares, os dois espanhóis são o capitão do navio e seu sobrinho, e um marinheiro ganense.
O governo espanhol também anunciou que um avião militar viajará para a Terra Nova no domingo para trazer os sobreviventes e corpos resgatados para a Espanha.
As esperanças de encontrar qualquer um dos 12 desaparecidos vivos são nulas, dadas as baixas temperaturas da água e o mar agitado nos últimos dias. No entanto, a pedido de familiares o governo espanhol pediu ao canadense que tentasse retomar as buscas.
MADRI