A polícia da Nova Zelândia acusou manifestantes antivacinas de jogar excremento humano contra os agentes nesta segunda-feira (21/02), durante uma operação para bloquear o acampamento de protesto nas proximidades da sede do Parlamento em Wellington.
Os manifestantes ocupam a área do Parlamento e as ruas ao redor há quase duas semanas, com um acampamento que cresceu, apesar dos pedidos da polícia para que eles abandonem o local.
Leia Mais
Nova Zelândia tem recorde de casos de covid, mas protestos antivacina continuamPolícia critica uso de músicas para dispersar manifestantes antivacina na Nova ZelândiaNova Zelândia planeja reabrir fronteiras para estrangeiros a partir de outubroPara evitar o aumento do movimento, quase 300 policiais instalaram barricadas de concreto nas ruas.
A polícia informou que oito manifestantes foram detidos durante a operação.
"Sete policiais ficaram feridos na operação, de arranhões até uma lesão no tornozelo", afirma um comunicado.
"Os manifestantes jogaram excrementos humanos contra alguns policiais", acrescenta a nota.
A polícia afirmou que vai deter os manifestantes e que tentar infectar alguém com uma doença pode resultar em uma pena de 14 anos de prisão.
O protesto de Wellington começou como um movimento contra a vacinação obrigatória, mas cresceu e passou a incluir outras reivindicações, incluindo mensagens de extrema -direita contra o governo e a imprensa.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.