Jornal Estado de Minas

PARIS

UE adotará primeiras sanções contra a Rússia por crise na Ucrânia

A União Europeia (UE) adotará nesta terça-feira (22) sanções contra a Rússia após o reconhecimento da independência das regiões separatistas do leste do da Ucrânia, anunciou o chefe da diplomacia do bloco, Josep Borrell.



Em Paris, onde acontece o fórum europeu sobre cooperação, Borrell anunciou a convocação de uma reunião de emergência dos ministros das Relações Exteriores da UE e que "esta tarde serão decididas as sanções".

"Temos que agir rápido, isto quer dizer esta tarde, em Paris", afirmou, sem revelar detalhes sobre as sanções e confiante de que serão aprovadas de forma "unânime".

Borrell ressaltou que no momento não está acontecendo uma "invasão em larga escala, mas as tropas russas entraram em território ucraniano", na região de Donbas.

A UE advertiu na segunda-feira que aprovaria sanções caso Moscou reconhecesse a independência das regiões separatistas pró-Rússia de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

"Há medidas diferentes e seu grau depende do nível de agressão", afirmou Borrell.

O presidente russo Vladimir Putin reconheceu na segunda-feira a independência das duas regiões e ordenou às tropas russas que entrem nos territórios, desafiando assim os países ocidentais, cujas relações com Moscou enfrentam a pior crise desde o fim da Guerra Fria.