O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira (24) uma operação militar na Ucrânia para defender os separatistas no leste do país.
LEIA TAMBÉM: Biden diz que ataque russo à Ucrânia causará 'perda catastrófica de vidas'
"Tomei a decisão por uma operação militar", declarou Putin em uma mensagem televisionada inesperada pouco antes das 03:00 GMT (meia-noite de Brasília), denunciando um suposto "genocídio" orquestrado pela Ucrânia no leste do país.
Leia Mais
Jornalistas já relatam 'explosões altas' na Ucrânia Biden diz que 'mundo responsabilizará Rússia' por ataque à U...Putin promete retaliação a quem interferir em operação russa na UcrâniaBiden condena ataque injustificado da Rússia à UcrâniaUcrânia pede à Rússia na ONU que 'pare a guerra'Biden diz que ataque russo à Ucrânia causará 'perda catastrófica de vidas'CIDADES UCRANIANAS ATACADAS PELA RÚSSIA
Putin garantiu não querer a "ocupação" da Ucrânia, mas sim sua "desmilitarização".
O presidente russo também alertou que aqueles que "tentem interferir (na operação russa na Ucrânia) devem saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências que nunca conheceram".
"Tenho certeza de que os soldados e oficiais da Rússia cumprirão seu dever com coragem (...) A segurança do país está garantida", concluiu.
Putin não especificou a magnitude da operação militar, nem se seria limitada ao leste rebelde da Ucrânia ou além.