A invasão da Rússia contra a Ucrânia coloca "em perigo a vida de muitos inocentes" e representa um "risco para a paz" na Europa, afirmou o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.
Leia Mais
Rússia x Ucrânia: 'Pode ser início de grande guerra na Europa', disse presidente Zelensky pouco antes de invasão russaONU vê 'momento de perigo'EUA vão propor condenação da Rússia ao Conselho de Segurança nesta quintaSirenes soam para alertar sobre bombardeios em Kiev, na UcrâniaGoverno russo ameaça reprimir protestos internos contra guerraChina diz entender 'preocupações razoáveis da Rússia" e não vê invasãoPresidente da Ucrânia promete armar população que deseja defender o paísRússia diz que 'a Ucrânia precisa ser libertada e limpa dos nazistas'Guerra: veja as reações das autoridades europeias sobre a invasão à Ucrânia
"O presidente da Rússia viola mais uma vez e de forma flagrante o direito internacional", denunciou Scholz, antes de afirmar que a invasão "não tem nenhuma justificativa".
LEIA TAMBÉM: Biden diz que ataque russo à Ucrânia causará 'perda catastrófica de vidas'
"É a guerra de Putin", afirmou o chefe de governo alemão, que convocou os deputados para uma sessão extraordinária no domingo.
Scholz acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de levar "sofrimento e destruição aos vizinhos" e afirmou que ele está "violando a soberania e as fronteiras da Ucrânia, colocando em perigo a vida de muitos inocentes na Ucrânia".
LEIA TAMBÉM: Exército ucraniano revida e mata cerca de 50 combatentes russos
"De modo definitivo está colocando em risco a paz em nosso continente", declarou o sucessor de Angela Merkel.
CIDADES UCRANIANAS ATACADAS PELA RÚSSIA
Scholz explicou que, como presidente do G7, conversará com os demais governantes para estabelecer uma "reação uniforme e clara" e prometeu "novas sanções severas" contra Moscou.
"Vamos ver que Putin cometeu um erro grave com esta guerra", declarou, antes de pedir à Rússia que "interrompa de maneira imediata o ataque militar e o banho de sangue".
ilp-