A invasão da Rússia contra a Ucrânia coloca "em perigo a vida de muitos inocentes" e representa um "risco para a paz" na Europa, afirmou o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.
"O presidente da Rússia viola mais uma vez e de forma flagrante o direito internacional", denunciou Scholz, antes de afirmar que a invasão "não tem nenhuma justificativa".
LEIA TAMBÉM: Biden diz que ataque russo à Ucrânia causará 'perda catastrófica de vidas'
"É a guerra de Putin", afirmou o chefe de governo alemão, que convocou os deputados para uma sessão extraordinária no domingo.
Scholz acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de levar "sofrimento e destruição aos vizinhos" e afirmou que ele está "violando a soberania e as fronteiras da Ucrânia, colocando em perigo a vida de muitos inocentes na Ucrânia".
LEIA TAMBÉM: Exército ucraniano revida e mata cerca de 50 combatentes russos
"De modo definitivo está colocando em risco a paz em nosso continente", declarou o sucessor de Angela Merkel.
CIDADES UCRANIANAS ATACADAS PELA RÚSSIA
Scholz explicou que, como presidente do G7, conversará com os demais governantes para estabelecer uma "reação uniforme e clara" e prometeu "novas sanções severas" contra Moscou.
"Vamos ver que Putin cometeu um erro grave com esta guerra", declarou, antes de pedir à Rússia que "interrompa de maneira imediata o ataque militar e o banho de sangue".
ilp-