Jornal Estado de Minas

LONDRES

Com covid, rainha Elizabeth II cancela audiências por videoconferência

A rainha Elizabeth II, que está com covid-19, cancelou duas audiências marcadas para esta quinta-feira (24) por videoconferência e não tem eventos em sua agenda esta semana, informou o Palácio de Buckingham.



"Sua Majestade continua a realizar pequenas tarefas. Não há compromisso previsto para esta semana", anunciou o palácio em comunicado à agência PA Media, sem dar mais detalhes sobre o estado de saúde da monarca de 95 anos.

Na terça-feira, a rainha já havia cancelado seus compromissos, com o Palácio de Buckingham explicando que ela "ainda estava apresentando sintomas leves de resfriado".

Elizabeth II, que acaba de celebrar o 70º aniversário de seu reinado, testou positivo para covid-19 no domingo. A rainha se encontrou em 8 de fevereiro com seu filho e herdeiro, o príncipe Charles, dois dias antes de ele testar positivo.

Nesta quarta-feira, porém, Charles realizou sua audiência semanal por telefone com o primeiro-ministro Boris Johnson.

A notícia do exame positivo da rainha para covid alimentou a preocupação com a saúde da monarca, que em outubro do ano passado foi internada em um hospital por uma noite.

Desde então, suas aparições foram reduzidas, mas o palácio havia anunciado recentemente a retomada de suas atividades públicas, com uma cerimônia em 29 de março na abadia de Westminster em memória do príncipe Philip, seu marido que faleceu no ano passado.



A agenda inclui em 2 de março uma grande recepção diplomática em Windsor, castelo que se tornou seu principal local de residência desde o início da pandemia de coronavírus, e uma cerimônia da Commonwealth em 14 de março.

Quatro dias de festividades estão programados para junho, para celebrar o jubileu de platina pelos 70 anos de reinado, um recorde para a monarquia britânica.

De acordo com a imprensa britânica, a rainha, que completará 96 anos em abril, recebeu três doses da vacina contra a covid, assim como seu filho e a esposa deste, Camilla, que também foi infectada pelo coronavírus.

Após o encontro com o filho mais velho, a rainha compareceu a um encontro com militares, no castelo de Windsor.