Jornal Estado de Minas

PARIS

Ministros do Interior da UE se reúnem no domingo por conflito na Ucrânia

Os ministros do Interior da União Europeia (UE) vão discutir no domingo como responder às consequências humanitárias e de segurança do conflito na Ucrânia, anunciou nesta sexta-feira(25) a França, país que detém a presidência temporária do bloco.



"Uma sessão extraordinária do conselho de ministros do Interior dos 27 será realizada neste fim de semana para trazer respostas concretas para a situação na Ucrânia", tuitou o titular francês, Gérald Darmanin.

Na mesa, haverá várias questões, incluindo "a resposta europeia ao impacto humanitário e de segurança, além de medidas de retaliação", disse um assessor executivo à AFP.

A reunião será às 15h locais (11h no horário de Brasília) em Bruxelas.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou na madrugada de quinta-feira o lançamento de uma ofensiva militar na Ucrânia, que nesta sexta-feira se aproxima da capital, Kiev.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), cerca de 100.000 pessoas fugiram de suas casas e vários milhares deixaram o país.

Os primeiros refugiados começaram a chegar em países vizinhos como Hungria e Polônia, ambos membros da UE que lançaram "planos de emergência" para recebê-los, segundo a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Na quinta-feira, os líderes dos 27 países da UE aprovaram novas sanções contra a Rússia, que afetam os setores de energia, finanças e transportes, mas sem excluí-los do sistema bancário internacional Swift.