O Conselho de Segurança da ONU se reunirá às 20h GMT deste domingo para aprovar uma resolução pedindo uma sessão extraordinária da Assembleia Geral da ONU sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, informaram hoje fontes diplomáticas.
Leia também: Invasão russa à Ucrânia chega ao 3º dia sem definições; Kiev é bombardeada.
Para que seja aprovada, nove dos 15 membros do Conselho de Segurança têm que votar a favor da resolução. Esse tipo de convocação, previsto no regulamento da ONU e usado em raras ocasiões, não contempla a possibilidade de veto de nenhum dos cinco membros permanentes, o que impede a Rússia de se opor.
Leia Mais
Rússia diz que Ucrânia recusou acordo; Zelensky nega reuniãoSirenes em Kiev: 'Um dos sons mais tristes e aterrorizantes que já ouvi'Alemanha anuncia doação de armas para a UcrâniaPotências ocidentais excluirão bancos russos da plataforma SwiftGuerra na Ucrânia: Rússia bloqueia acesso a Twitter e ameaça Facebook'Não tenho esperança nenhuma de que a embaixada vá ajudar', diz brasileiroRecepção diplomática marcada com rainha Elizabeth II é canceladaA reunião deste domingo, convocada pelos Estados Unidos e pela Albânia, será a quarta do Conselho de Segurança desde a última segunda-feira sobre a guerra.
Após o fracasso de uma resolução do Conselho de Segurança nesta sexta-feira, um texto semelhante deve ser apresentado à Assembleia Geral da ONU na próxima semana, segundo fontes diplomáticas. Diplomatas disseram à AFP que, nesse caso, esperavam obter uma maioria de mais de 100 membros da ONU a favor do texto.
A Assembleia Geral das Nações Unidas conta com 193 membros e não existe direito a veto.