Os 27 países da União Europeia (UE) decidiram nesta terça-feira (1º) proibir a transmissão dos meios de comunicação estatais russos RT e Sputnik.
Serão proibidos os conteúdos da agência Sputnik, assim como a transmissão em inglês, alemão, francês e espanhol do Russia Today (RT) nas redes de televisão e na internet dentro do território da UE.
"Vamos proibir a máquina midiática do Kremlin", declarou no domingo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Leia Mais
Otan convoca reunião de emergência após avanço do exército russo na UcrâniaZelensky para Biden: 'Devemos deter o agressor o quanto antes'Reino Unido estabelece novo plano de imigração para refugiados ucranianosCongresso ovaciona população da Ucrânia durante discurso de BidenBanco Mundial anuncia ajuda emergencial de US$ 3 bilhões para UcrâniaSwitf
Os representantes dos estados-membros também autorizaram a exclusão de "alguns bancos russos" do sistema de mensagens interbancárias conhecido como Swift.
Leia mais: O que é o sistema de pagamentos Swift, que causa sanções à Rússia
Além da medida, a UE quer barrar a participação de europeus em projetos que contam com financiamento do fundo soberano russo RDIF, como resposta à invasão da Ucrânia.
Esta leva de sanções contra a Rússia entrará em vigor nessa quarta-feira (2), após a publicação no Diário Oficial da UE, que especificará os nomes dos bancos afetados.
Os aliados ocidentais haviam anunciado no sábado a intenção de excluir os bancos russos do Swift para reforçar "o isolamento" da Rússia.
A sanção é considerada uma "arma atômica" financeira porque o sistema facilita operações como o trânsito de ordens de pagamento e ordens de transferência de fundos entre bancos.