As tropas russas chegaram na manhã desta quarta-feira (02/03) à cidade de Kharkiv, na Ucrânia, a segunda maior cidade do país. A Rússia também afirmou que tomou a cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, que tem cerca de 250 mil pessoas.
De acordo com o Serviço de Segurança da Ucrânia, aviões russos desceram com soldados que começaram a lutar contra as forças ucranianas em Kharkiv. Mísseis atingiram um prédio da polícia local e edifícios da universidade do município.
Russian conducted a missile strike on the police building in Kharkiv, which also destroyed buildings from the Kharkiv university. https://t.co/7doZez7Z3B pic.twitter.com/c35UMO9gYe
%u2014 Rob Lee (@RALee85) March 2, 2022
Além disso, as autoridades locais informaram que ataques com mísseis russos atingiram o centro de Kharkiv, incluindo áreas residenciais e o prédio da administração regional.
Segundo o governador regional, Oleg Synegubov, pelo menos 25 pessoas morreram e 112 ficaram feridas no ataque. Em balanço publicado pela ONU, cerca de 836 mil pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa.