O barco encalhou por volta das 13h em frente ao Ocean Reef Club, localizado em North Key Largo, extremo sul do estado americano. "Cento e cinquenta e oito imigrantes decidiram nadar até a costa", explicou Alan Regalado, assessor de imprensa da Patrulha de Fronteira. Os outros 198 foram transferidos para uma embarcação da Guarda Costeira, acrescentou.
O primeiro grupo está sob custódia da Patrulha de Fronteira, e o segundo, da Guarda Costeira. Autoridades se encarregam de colher as impressões digitais dos cidadãos haitianos e verificar seus antecedentes para processá-los, disse Regalado. O Escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos anunciou ontem a abertura de uma investigação pelo que descreveu como "ato de tráfico marítimo".
Essa é a terceira vez que autoridades norte-americanas detêm imigrantes haitianos entre seu país e os Estados Unidos nos últimos dias. Os traficantes de pessoas usam o arquipélago das Bahamas como ponto de partida para transportar pessoas - muitas delas de outros países do Caribe, como o Haiti - para os Estados Unidos.
MIAMI