Os 27 países da União Europeia reservaram mais de 10.000 leitos hospitalares para ucranianos, anunciou nesta terça-feira (15) a comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides.
"Certificamo-nos de reservar mais de 10.000 leitos em hospitais nos Estados-membros para transferir pacientes que aguardam tratamento", disse Kyriakides em entrevista coletiva.
Leia Mais
4 produtos exportados por Rússia e Ucrânia que devem ficar mais caros no mundoCovas coletivas em cidades devastadas: 19º dia da guerra na UcrâniaPrimeiros-ministros de Polônia, República Tcheca e Eslovênia...Para gerenciar a transferência, serão instalados "centros de saúde" - pontos de controle do estado de saúde dos pacientes - nas fronteiras entre a UE e a Ucrânia.
"Os primeiros pacientes pediátricos foram transferidos esta semana da Polônia para a Itália", disse Kyriakides, que espera "mais transferências".
Desde o início da crise, a Itália acolheu várias dezenas de crianças ucranianas doentes, das quais pelo menos 24 estão na Lombardia e 13 no Piemonte, segundo as autoridades locais.