"A ameaça de um uso em grande escala de armas químicas por parte da Rússia no território da Ucrânia é real", afirmou Zelensky, por videoconferência em uma cúpula do G7, acrescentando que seu governo tem informações sobre o uso de bombas de fósforo pelas tropas russas.
Zelensky já havia denunciado o uso de bombas de fósforo durante um discurso pronunciado pela manhã e transmitido em uma cúpula extraordinária da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A aliança militar transatlântica emitiu fortes advertências à Rússia para o possível uso de armas químicas ou biológicas.
A OTAN decidiu nesta quinta-feira fornecer aos grupos de combate tático implantados no flanco leste da aliança equipamentos para lidar com o uso dessas armas não convencionais.
Nos últimos anos, os países ocidentais responsabilizaram a Rússia por dois casos de envenenamento com o agente nervoso Novichok. A primeira delas foi contra o ex-espião russo Sergei Skripal na Inglaterra, em 2018, e a segunda o envenenamento do adversário Alexei Navalny, em 2020.