Jornal Estado de Minas

MOSCOU

Ucrânia bombardeia depósito de gasolina na Rússia, afirma governo local

Dois helicópteros ucranianos bombardearam um depósito de gasolina em território russo, na localidade de Belgorod, oeste da Rússia, a 40 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, informou o governador local nesta sexta-feira (1).



O Kremlin afirmou que o ataque executado afetará as negociações bilaterais para acabar com a ofensiva na Ucrânia.

"Está claro que não se pode considerar isto como algo que vai criar as condições apropriadas para a continuidade das negociações", afirmou Dmitri Peskov, porta-voz da presidência russa.

O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, afirmou que não poderia confirmar o negar as as informações de Moscou. "Sou um civil", disse em Varsóvia.

O ataque, o primeiro do tipo por parte da aviação ucraniana se for confirmado, aconteceu depois que a Rússia afirmou em várias ocasiões que tem o controle total do espaço aéreo na Ucrânia, onde executa o que chama de operação militar especial.

O governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, afirmou em sua conta no Telegram que "aAconteceu um incêndio no depósito de petróleo devido a um bombardeio efetuado por dois helicópteros militares ucranianos, que entraram no território russo voando a baixa altitude".



Em outra mensagem, o governador afirmou que os bombeiros trabalhavam para apagar o incêndio e que dois funcionários do depósito ficaram feridos. O ministério russo de Situações de Emergência informou que 170 funcionários seguiram para o local.

O ministério divulgou um vídeo que mostra os bombeiros tentando apagar as chamas. Também confirmou o balanço de dois feridos.

O grupo Rosneft, proprietário do depósito, anunciou que retirou os trabalhadores do local.

O diretor de uma gráfica que fica perto de Belgorod, Konstantin Lakhnov, afirmou que sua empresa foi atingida pelos disparos.

"Helicópteros lançaram foguetes contra nós... as janelas estão danificadas, o equipamento está destruído ou danificado... o teto foi danificado", declarou à agência estatal TASS.

Após o ataque, a imprensa local mencionou filas de veículos em postos de gasolina, mas o ministro da Energia, Nikolai Shulgunov, garantiu que a região não vai enfrentar falta de combustível.

Vídeos supostamente gravados em Belgorod e divulgados nas redes sociais mostram um helicóptero lançando mísseis, e depois a explosão.

Na quarta-feira foram registradas explosões em um depósito de munições da região de Belgorod, sem que as autoridades russas explicassem o que provocou o incidente.

Belgorod fica 80 quilômetros ao norte de Kharkiv, uma grande cidade ucraniana atacada pelas tropas russas desde o início da ofensiva do Kremlin.

Em 25 de fevereiro, a imprensa local e moradores ucranianos citaram um ataque da Ucrânia contra uma base aérea russa perto de Rostov, mas a informação não foi confirmada oficialmente.