Jornal Estado de Minas

ATAQUE EM NY

Ataque a tiros em estação de metrô em Nova York deixa feridos



Um ataque a tiros deixou ao menos oito pessoas baleadas e 16 feridos em uma estação de metrô de Nova York, Estados Unidos, na manhã desta terça-feira (12/4). Segundo autoridades locais, a ocorrência foi registrada na região do Brooklyn, na parada da Rua 36, no bairro Sunset Park, na hora do rush.





"Às 8h27, a polícia atendeu a uma ligação para o 911 de uma pessoa baleada no metrô" no Brooklyn, disse à AFP um porta-voz da polícia de Nova York. Houve relatos de fumaça no local e artefatos explosivos foram encontrados. Não há, contudo, explosivos ativos na estação. 

Segundo informações publicadas pelo The New York Times, a polícia busca por um homem com uma máscara de gás. O suspeito vestia um colete laranja, como os usados em construções.  

O corpo de bombeiros da cidade deu o número de feridos, com a ABC News citando fontes policiais que afirmaram que pelo menos cinco pessoas foram baleadas. 




Desde o início da ocorrência, as ruas próximas à estação foram fechadas e há policiamento extensivo no local. Por segurança, as portas das escolas na região foram fechadas e os estudantes devem permanecer em suas salas de aula até que a situação seja controlada.

Fotos e vídeos postadas por pessoas que estavam local mostram poças de sangue e pessoas deitadas no chão de um vagão do metrô, bem como na plataforma da estação. 



Nas redes sociais, a governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, afirmou que o governo trabalhará junto à empresa que administra o transporte urbano em NY, Metropolitan Transportation Authority, e ao departamento de polícia da cidade para investigar o ocorrido. 



A Casa Branca afirmou estar em contato com o prefeito de NY, Eric Adams, para oferecer "qualquer assistência necessária". Afastado por testar positivo para COVID-19, Adams, trabalha de casa. Ex-policial, uma das bandeiras de seu mandato é o combate à violência na cidade.  

Conheça a estação do atentado



A estação da Rua 36 (36th Street) integra uma das linhas expressas do metrô de Nova York e está localizada na 4ª Avenida, no Parque Sunset, no Brooklyn. Ela é atendida pelas linhas D, N (alvo do ataque) e R durante todo o dia. Nos horários de pico, outras duas composições (W e Q) também circulam para atender a região Norte de Manhattan.





A construção dessa estação começou no início do século 20, sendo concluída a partir de dezembro de 1909. A inauguração da estação da Rua 36, porém, só ocorreu em outubro de 1915.

A região de Sunset Park

(foto: Wikipedia Commons)


Os anos 2000 marcaram o início da revitalização de Sunset Park, no Brooklyn, que após um processo rápido de gentrificação de South Brooklyn passou a ser conhecida como Greenwood Heights ou como South Slope.

Em 2016, um artigo publicado pelo jornal The New York Times considerou a área como uma dos quatros bairros “mais quentes” e promissores da cidade. Entre os motivos estava a revitalização das áreas industriais, o parque Bush Terminal e o uso de armazéns para grandes eventos e festas.



Tiroteios massivos 


Os tiroteios massivos acontecem com relativa frequência nos Estados Unidos, onde as armas de fogo causam 40.000 mortes ao ano, incluídos os suicídios, segundo o site Gun Violence Archive.

O incidente acontece um dia depois de que Biden anunciou novas medidas para o controle de armas, aumentando, especialmente, as restrições às chamadas "armas fantasma", que são difíceis de rastrear, pois podem ser montadas em casa.

As permissivas leis sobre armas e o direito de portá-las garantido pela Constituição dificultam reiteradamente as tentativas de reduzir a quantidade de armas em circulação, apesar da maioria dos americanos se dizerem a favor de impôr maiores controles.

Nos Estados Unidos, 75% dos homicídios são cometidos com armas e a quantidade de revólveres e outros tipos de arma à venda segue alta.