Duas décadas depois de acumular seus primeiros milhões, o sul-africano se tornou no ano passado a pessoa mais rica do mundo, arrebatando o posto de Jeff Bezos, da Amazon, após a ascensão meteórica da Tesla, sua empresa de automóveis elétricos, fundada em 2003.
A última grande reviravolta do bilionário foi o anúncio, nesta quinta-feira (14), de uma oferta para assumir o controle do Twitter, pondo fim a uma montanha-russa de 15 dias de anúncios e contra-anúncios, que Musk tem pontuado, como lhe é característico, disparando tuítes na plataforma.
Apenas uma semana antes, este homem de 50 anos era notícia quando a Tesla inaugurou uma "gigafábrica" do tamanho de 100 campos de futebol no Texas, onde a empresa tem agora sua sede e o próprio Musk se mudou da Califórnia.
Ao mesmo tempo, sua empresa de transporte espacial SpaceX rompia outro limite como sócia de uma iniciativa para enviar a primeira missão totalmente privada à Estação Espacial Internacional.
Musk também é notícia em temas menos lisonjeiros: a Tesla enfrentou uma série de ações por discriminação e assédio contra trabalhadores negros, bem como de assédio sexual.
Paralelamente ao fluxo de notícias empresariais, a personalidade do bilionário flerta com a polêmica através de um estilo desenfreado no Twitter. Sua determinação em viver segundo suas próprias regras também na esfera privada mantém ocupada a imprensa de fofocas.
Recentemente soube-se que Musk teve um segundo filho com sua companheira, a cantora Grimes: uma menina a quem chamaram Dark Sideræl Musk, embora os pais - que mantêm um relacionamento de rompimentos e reconciliações - a chamarão de Y.
Espera-se, inclusive, que apareça pessoalmente ou não no julgamento por difamação que contrapõe Johnny Depp e sua ex-esposa, Amber Heard, que anteriormente saiu com Musk.
De um lado ou outro, Musk se tornou uma das personalidades mais onipresentes da nossa época. Como chegou até aqui?
- Para Marte... E além? -
Nascido em Pretória em 28 de junho de 1971, filho de um engenheiro sul-africano e uma modelo canadense, Musk deixou a África do Sul ao final da adolescência para frequentar a Universidade de Queen, em Ontário.
Depois de dois anos, transferiu-se para a Universidade da Pensilvânia e se formou em física e negócios.
Após se formar na prestigiosa universidade da Ivy League, abandonou os planos de continuar estudando na Universidade Stanford.
Fundou, então, a Zip2, uma empresa de software de edição on-line para meios de comunicação.
Antes de completar 30 anos, ganhou seus primeiros milhões quando vendeu a Zip2 para o fabricante americano de computadores Compaq por mais de 300 milhões de dólares, em 1999.
A companhia seguinte de Musk, X.com, acabou fundindo-se com a PayPal, empresa de pagamentos online comprada pelo eBay, o gigante dos leilões pela internet, por 1,5 bilhão de dólares em 2002.
Após deixar o PayPal, Musk se envolveu em uma série de empreendimentos cada vez mais ambiciosos.
Ele fundou a SpaceX em 2002, empresa da qual agora é diretor-executivo e de tecnologia, e se tornou presidente da fabricante de veículos elétricos Tesla em 2004.
Depois de algumas falhas e quase acidentes, a SpaceX aperfeiçoou a arte de fazer pousar foguetes em solo ou plataformas marítimas, tornando-os reutilizáveis. No fim do ano passado, enviou quatro turistas ao espaço, na primeira missão orbital sem astronautas profissionais a bordo.
A empresa de Musk, chamada de forma irônica de The Boring Company (a empresa enfadonha), está promovendo um sistema de transporte ferroviário ultrarrápido, o Hyperloop, que transportaria passageiros com velocidades quase supersônicas.
E o empresário tem dito que quer transformar os humanos em uma "espécie interplanetária", estabelecendo uma primeira colônia em Marte.
Para isso, a SpaceX está desenvolvendo um protótipo de foguete, o Starship, que prevê levar tripulantes e carga para a Lua, Marte e além. O bilionário diz ter "confiança" em que um teste orbital vá ocorrer ainda este ano.
Musk tem nacionalidade americana, canadense e sul-africana, casou-se e divorciou-se três vezes, uma com a escritora canadense Justine Wilson e duas com a atriz Talulah Riley. Ele tem sete filhos - o oitavo morreu ainda criança.
A Forbes estima o valor líquido de sua fortuna em 265 bilhões de dólares.