O atual campeão mundial confirma assim a ponta do grid conquistada ontem no treino de classificação, à frente do monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, atual líder do Mundial de pilotos, que o acompanhará na primeira fila.
Verstappen, que largou hoje na frente mas foi ultrapassado por Leclerc antes da primeira curva, retomou a ponta do monegasco na 20ª volta, a penúltima da corrida sprint.
A segunda fila do grid de amanhã será formada pelo mexicano Sergio Pérez (Red Bull) e pelo espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que abacaram em terceiro e quarto, respectivamente.
As McLarens do britânico Lando Norris e do australiano Daniel Ricciardo sairão da terceira vila, à frente do finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e do dinamarquês Kevin Magnussen (Haas).
O espanhol Fernando Alonso (Alpine) e o alemão Mick SChumacher (Haas), completam o Top 10.
Depois da chuva no treino classificatório de ontem, os pilotos tiveram hoje pista seca para a disputa da primeira das três corridas sprint da temporada.
A corrida, no entanto, teve que ser neutralizada com a entrada do safety car após um acidente entre o francês Pierre Gasly (AlphaTauri) e o chinês Zhou Guanyu (Alfa Romeo).
Nas 21 voltas no circuito de Imola (pouco mais de 100 km), além da definição do grid de domingo, foram distribuídos alguns pontos para o campeonato: de oito para o primeiro até um para o oitavo colocado.
Desta forma, Verstappen sobe para a quinta posição no Mundial de pilotos com 33 pontos, à frente do britânico Lewis Hamilton (Mercedes), com 28, que hoje terminou em 14º.
Leclerc, por sua vez, continua na liderança com 78 pontos, seguido por seu companheiro de equipe, Carlos Sainz (38) e Sergio Pérez (36).
IMOLA