"A Câmara Municipal decidiu hoje 'descomunizar' o nome do 'Arco da Amizade dos Povos'. A partir de agora, se chamará 'Arco da Liberdade do Povo Ucraniano'", informou no Telegram o prefeito da capital ucraniana, Vitali Klitschko.
Além disso, os vereadores aprovaram "uma lista de mais de 40 monumentos e sinalizações memoriais que deverão ser retiradas das ruas e de edifícios da capital para serem enviados ao museu do totalitarismo", acrescentou.
Contudo, a tarefa de colocar novos nomes a muitos lugares levará tempo e ficará a cargo de "especialistas", em particular historiadores, "para evitar decisões precipitadas", advertiu Klitschko.
O "Arco da Amizade dos Povos" é um imponente arco metálico de 35 metros de altura, erguido no centro de Kiev em 1982. Fazia parte de uma composição que continha as efígies de dois trabalhadores - um russo e um ucraniano - desmontada no mês passado.
Muitos moradores de Kiev pedem mudanças nos nomes de lugares relacionados com Rússia e Belarus, um país que apoia a invasão russa da Ucrânia, ordenada pelo presidente Vladimir Putin em 24 de fevereiro.
KIEV