O NHC indicou que Blas está a 485 km do porto de Manzanillo, no estado mexicano de Colima (oeste), e que tem ventos máximos sustentados de 120
Desloca-se a 7 em direção às águas do Oceano Pacífico no noroeste, tendência que se manterá nos próximos dias, detalhou o NHC.
O instituto acrescentou que espera um fortalecimento do furacão nas próximas 24 horas, seguido de um enfraquecimento até o final da semana.
Mais cedo, o serviço meteorológico mexicano disse que estão previstas fortes chuvas nos estados de Guerrero (sul) e Michoacán (oeste).
"A população dos estados mencionados deve ficar atenta aos alertas do serviço meteorológico e respeitar as indicações das autoridades estaduais, municipais e da Proteção Civil", disse em comunicado.
Blas é o segundo furacão da temporada 2022 no Pacífico mexicano após a passagem do Agatha, que atingiu o estado de Oaxaca, no sul, deixando nove mortos e quatro desaparecidos.
Todos os anos, o México sofre com ciclones tropicais nas costas do Pacífico e do Atlântico, geralmente entre maio e novembro.
Em outubro de 1997, o furacão Paulina atingiu a costa do Pacífico mexicano como furacão 4, deixando mais de 200 mortos, sendo os estados de Oaxaca e Guerrero os mais afetados.
MÉXICO