A Alemanha recorrerá a trabalhadores estrangeiros para acabar com o caos nos aeroportos devido à falta de pessoal e cancelamentos de voos à medida que a temporada de férias se aproxima, disseram ministros neste domingo (26).
"O governo planeja permitir a entrada de funcionários estrangeiros cuja necessidade de encontrar trabalho temporário na Alemanha seja urgente", disse o ministro do Trabalho, Hubertus Heil, ao jornal Bild.
"Os empregadores devem pagar um salário padrão e fornecer acomodações decentes durante o período temporário", continuou o ministro social-democrata.
O governo não especificou quantos estrangeiros serão convidados a integrar a equipe do aeroporto, mas segundo o Bild, o número pode chegar a "quatro dígitos", ou seja, pelo menos 1.000.
Após dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19, os aeroportos europeus enfrentam escassez de pessoal, levando a longas esperas, cancelamentos de voos e cenas caóticas.
Além disso, há as ausências de funcionários devido à retomada de infecções por coronavírus na Alemanha.
Atualmente, faltam cerca de 7.200 profissionais nos aeroportos alemães, segundo um estudo do Instituto de Economia Alemã.
A Ministra do Interior, Nancy Faeser, assegurou ao Bild que não haveria "concessão" em termos de segurança e afirmou que estes "assistentes estrangeiros [seriam] contratados, por exemplo, para manusear bagagens".