Estradas em toda a cidade estão intransitáveis e as autoridades dizem que pelo menos 18 ordens de evacuação foram emitidas no oeste de Sydney, uma área atingida por graves inundações em março passado.
"Esta é uma situação de emergência com risco de vida", comentou Stephanie Cooke, ministra dos Serviços de Emergência do estado de Nova Gales do Sul, a repórteres.
A Austrália sofre especialmente com as mudanças climáticas, com inundações, incêndios florestais mortais, eventos de branqueamento na Grande Barreira de Corais se tornando mais comuns e intensas.
Com a previsão de piora nas condições climáticas nos próximos dias, Cooke descreveu as inundações como uma "situação em rápida evolução" e alertou as pessoas para estarem "preparadas para deixar suas casas a qualquer momento".
Ela pediu às pessoas que vivem ao longo de um trecho de 500 km da costa leste da Austrália, ao sul e ao norte de Sydney, que considerem o cancelamento de viagens por ocasião das férias escolares devido ao clima.
Os serviços de emergência atenderam a mais de 29 resgates por enchentes e foram chamados mais de 1.400 vezes nas últimas 24 horas, informou o órgão.
As inundações de março na costa leste, desencadeadas por fortes tempestades que devastaram o oeste de Sydney, ceifaram a vida de 20 pessoas.
SYDNEY