A fábrica de baterias de íons de lítio no estado do Kansas poderia gerar até 4.000 empregos novos, disse a Panasonic, fornecedora dos veículos Tesla.
"Com a crescente eletrificação do mercado automobilístico, expandir a produção de baterias nos Estados Unidos é crucial para cobrir a demanda", informou em nota Kazuo Tadanobu, presidente da Panasonic Energy.
Será a segunda fábrica de baterias para veículos elétricos da Panasonic nos Estados Unidos. A primeira fica no estado de Nevada.
O anúncio ocorreu em um momento em que a Tesla luta para aumentar sua produção, depois de apresentar este ano duas novas fábricas na Alemanha e uma no estado do Texas.
A governadora do Kansas, Laura Kelly, comemorou o anúncio da Panasonic e qualificou a nova fábrica como "transformadora" para a economia local.
Da mesma forma, o embaixador americano no Japão, Rahm Emanuel, comentou que a decisão de instalar no Kansas "uma das maiores instalações de produção de baterias para a próxima geração de veículos elétricos" é um "voto de confiança" na economia americana e em seus trabalhadores.
PANASONIC CORP.
TESLA MOTORS