Um avião de carga ucraniano que caiu no norte da Grécia no sábado (16/7) estava carregando 11 toneladas de armamentos para Bangladesh, informou neste domingo o Ministro da Defesa da Sérvia, Nebojša Stefanovic.
Pessoas que vivem a menos de 2 km do local onde o Antonov-12 caiu receberam recomendações para ficarem dentro de casa, devido ao risco de explosões.
A aeronave estava voando da Sérvia para a Jordânia quando caiu na noite de sábado perto da cidade de Kavala, matando todas as oito pessoas a bordo.
Um vídeo produzido por testemunhas oculares mostrou o avião em chamas e uma enorme bola de fogo após a queda.
Leia Mais
Peru aumenta capacidade de visitantes em santuário inca de Machu PicchuGana registra primeiros casos do letal vírus de MarburgEuropa ocidental luta contra incêndios e se prepara para temperaturas recordes
"As medições no momento não mostraram nada, mas mesmo assim foi observada instabilidade no campo", disse o tenente-general Marios Apostolidis, do Corpo de Bombeiros do Norte da Grécia, a repórteres.
"Em outras palavras, fumaça e calor intensos, além de uma substância branca que não reconhecemos, então uma equipe especial das forças armadas deve nos informar o que é e se podemos entrar em campo".
O piloto teria solicitado um pouso de emergência no aeroporto de Kavala, na Grécia, devido a um problema no motor logo após a decolagem, mas não conseguiu chegar à pista.
O avião foi notado por volta das 22h45 (16h45 pelo horário de Brasília) por moradores.
Aimilia Tsaptanova — que viu o avião cair — disse que chegou a pensar que a aeronave poderia cair sobre as casas.
"Estava cheio de fumaça, tinha um barulho que não consigo descrever e passou por cima da montanha", disse ela. "Ele passou pela montanha, virou e caiu nos campos. Havia chamas, estávamos com medo. Muitos carros vieram, mas não conseguiram se aproximar porque havia explosões contínuas."
O ministro da Defesa da Sérvia, Nebojša Stefanovic, disse que o avião
transportava quase 11 toneladas de armas sérvias para Bangladesh.
Mas há relatos conflitantes sobre quais tipos de armas estavam a bordo.
Stefanovic disse que a carga incluia "minas de morteiro iluminantes e minas de treinamento", acrescentando que o voo "tinha todas as permissões necessárias de acordo com os regulamentos internacionais".
A BBC também recebeu informações de que haveria minas terrestres a bordo.
No entanto, um porta-voz do escritório de relações públicas militar de Bangladesh disse ao serviço bengali da BBC que o avião continha morteiros comprados da Sérvia para o treinamento do exército e guardas de fronteira.
O avião, que deveria fazer escalas na Jordânia, Arábia Saudita e Índia antes de chegar ao destino final de Daca, capital de Bangladesh, estava sendo operado pela Meridian, uma companhia aérea de carga ucraniana. A tripulação seria toda ucraniana.
- Texto originalmente publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-62194583
Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!