Após quase um mês de tratamento intensivo, um homem que foi infectado pela “ameba comedora de cérebro”, após nadar em um lago, morreu nos Estados Unidos. Conhecida por este nome, a Naegleria fowleri é uma ameba unicelular microscópica que pode causar infecção cerebral, chamada meningoencefalite amebiana primária.
Leia Mais
Presidente da Irlanda fica em quarentena após contrair covid-19Rainha Elizabeth II retoma atividades após contrair COVID-19Mais de 50% dos europeus poderão contrair ômicron em dois meses, diz OMSCandidato presidencial do Chile estará ausente nas eleições por contrair covid-19 nos EUA'Ameba comedora de cérebro' deixa adolescente em estado graveA ameba é encontrada geralmente em lagos e rios com a água mais quente que o habitual, principalmente nos meses de mais calor, como o verão que atinge a região onde o homem nadou e foi infectado.
A doença que tem uma altíssima taxa de mortalidade, 97% dos infectados morrem após contraí-la, já foi relatada outras vezes nos Estados Unidos e nunca no Brasil, e é contraída pela inalação da água contaminada, chegando ao cérebro, onde causa inflamação e destruição do tecido, levando à morte.
Os sintomas mais comuns são: dores de cabeça intensa, febre, náusea, rigidez no pescoço, convulsões e até alucinações.