Jornal Estado de Minas

NOVA PREOCUPAÇÃO

EUA decretam varíola dos macacos como emergência nacional


Autoridades de saúde dos Estados Unidos decretaram emergência nacional em razão da expansão da varíola dos macacos. A doença teve forte alta de casos no país nos últimos dias, o que já acendeu o sinal de alerta de em vários estados.




 
 
Nova York, Califórnia e Illinois já haviam declarado preocupação com a enfermidade e divulgado comunicados à população. 
 
Leia mais: 
Brasil tem a primeira morte confirmada por varíola  

A emergência nacional é anunciada no momento em que o número de casos confirmados ou suspeitos da doença ultrapassou 6.600, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). 




 
Leia mais: Casos sinalizam que doença pode ser sistêmica 

Com a medida, as agências do governo norte-americano vão receber dinheiro de fundos de emergência, contratar mais gente e agilizar a vacinação e tratamento dos doentes. 

 
Maior número de casos 

 
Os EUA já ultrapassaram os países europeus e possuem o maior número de casos conhecidos da doença no mundo, ficando à frente de Espanha, Alemanha e Reino Unido.

“Estamos em um momento muito crítico do surto”, disse Jay Varma, médico e epidemiologista que dirige o Centro de Prevenção e Resposta à Pandemia da Weill Cornell Medicine, na cidade de Nova York.

O aumento nos casos ocorre à medida que os EUA expandem a capacidade de testes para o vírus. Especialistas avaliam que o avanço da transmissão aumenta as chances de uma população mais ampla enfrentar o risco de infecções, à medida que a oportunidade de retardar e potencialmente interromper o surto esteja desaparecendo.