Jornal Estado de Minas

PARIS

Universidades dos Estados Unidos permanecem na liderança do ranking 'Shangai 2022'

Com Harvard na primeira posição pelo 20º ano consecutivo, as universidades dos Estados Unidos permanecem na liderança do ranking 'Shangai 2022', publicado nesta segunda-feira.



As universidades de língua inglesa ocupam as 10 primeiras posições - oito dos Estados Unidos e duas do Reino Unido - na edição 2022 da classificação mundial sobre os melhores centros de Ensino Superior, elaborada desde 2003 pela consultoria independente 'Shanghai Ranking Consultancy'.

Harvard aparece em primeiro lugar, à frente de Stanford e do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A britânica Cambridge está na quarta posição.

Em seguida aparecem as americanas Berkeley (5ª) e Princeton (6ª), além da britânica Oxford (8ª).

Trinta e nove universidades dos Estados Unidos aparecem entre as 100 primeiras, uma lista que também inclui 14 universidades na Ásia e 32 na Europa.

A classificação 'Shanghai' leva em consideração vários critérios, incluindo o número de prêmios Nobel e medalhas Fields - prêmio que é considerado o Nobel das Matemáticas - entre os estudantes formados e professores, o número de pesquisadores mais citados em sua disciplina ou o número de publicações nas revistas Science e Nature.

Este ano, a consultoria examinou mais de 2.500 centros de ensino para elaborar a classificação de 1.000 universidades.