"Por quê STARS? A nova marca reúne as estrelas da indústria gastronômica", afirmaram em um comunicado os novos donos da rede de cafés, o rapper russo Timati e o empresário Anton Pinski, que adquiriram as 130 unidades da Starbucks na Rússia no fim de julho.
O logo verde e branco da empresa americana recebeu a cor marrom e a figura de uma menina com o "kokochnik", um chapéu tradicional russo, que substitui a sereia do Starbucks.
Os produtos para o café agora serão locais e o cardápio de comidas e sobremesas será completamente remodelado por novos chefs, segundo o comunicado.
Ao contrário dos "McDonald's russos" inaugurados em junho, não houve grande campanha publicitária para a abertura do principal restaurante da Stars Coffee na avenida Novy Arbat, no centro da capital russa.
Quase 80% dos aproximadamente 2.000 funcionários que trabalhavam para a Starbucks aceitaram trabalhar na nova rede.
A rede Starbucks, que havia fechado os estabelecimentos na Rússia de maneira provisória no início da ofensiva na Ucrânia, em 24 de fevereiro, anunciou no fim de maio a saída do país. A empresa americana estava presente na Rússia desde 2007.
MCDONALD'S
Starbucks
Renault
MOSCOU