Estritos limites de consumo de água estão em vigor em partes do sul da Califórnia, incluindo as abastadas cidades de Calabasas e Hidden Hills. O oeste dos Estados Unidos enfrenta seu 23º ano seguido de seca, agravada pelas mudanças climáticas causadas pela atividade humana.
No entanto, mais de 2 mil moradores dessas exclusivas áreas ao norte de Los Angeles, conhecidas por seus jardins verdes e piscinas gigantes, continuam ultrapassando os limites, às vezes em proporções impressionantes.
As estrelas de reality shows Kim e Kourtney Kardashian estão entre os reincidentes de junho, segundo o jornal, com base em informações obtidas por meio da Lei de Registros Públicos.
Uma mansão de Hidden Hills e um lote adjacente de propriedade de um fundo fiduciário vinculado a Kim Kardashian excederam sua cota de água em um total de 1,05 milhão de litros no mês, enquanto a propriedade de sua irmã Kourtney em Calabasas superou em 379 mil litros.
Por sua vez, a propriedade do protagonista de "Rocky" em Hidden Hills, avaliada em 18 milhões de dólares, ultrapassou os limites de água em junho em quase 900 mil litros, ou 533%, depois de gastar no mês anterior 740 mil litros a mais que o permitido.
Os infratores reincidentes recebem primeiro multas de centenas de dólares, mas podem acabar tendo seu fornecimento reduzido a gotas.
As autoridades hídricas locais já instalaram dispositivos de restrição do fluxo nas válvulas de vedação de cerca de 20 propriedades, informou o LA Times.
Um representante das Kardashian não respondeu de imediato a solicitação de comentários da AFP.
O advogado de Stallone disse ao jornal que a situação poderia estar "distorcida" para uma propriedade que tem cerca de 500 árvores, dizendo que seu cliente havia instalado "de forma pró-ativa" um sistema de irrigação por gotejamento e deixado algumas plantas morrer.
Entre os famosos citados na reportagem estão também o humorista Kevin Hart e o ex-astro do basquete Dwyane Wade.
LOS ANGELES