Jornal Estado de Minas

CANADÁ

Ataque com faca deixa 10 mortos no Canadá

Dez pessoas foram mortas e várias ficaram feridas por esfaqueamento em duas comunidades remotas no Canadá neste domingo (4), informou a polícia, ao iniciar uma busca em três províncias por dois suspeitos.

"Localizamos 10 indivíduos falecidos em 13 locais na comunidade de James Smith Cree Nation e Weldon, Saskatchewan", disse a comissária assistente da Real Polícia Montada Canadense, Rhonda Blackmore, em coletiva de imprensa.



"Várias outras vítimas ficaram feridas, 15 das quais foram transportadas para vários hospitais", acrescentou.

Segundo Rhonda, as autoridades acreditam que "algumas das vítimas eram alvos dos suspeitos e outras foram atacadas aleatoriamente".



Suspeitos identificados


Mais cedo, a Polícia do Canadá divulgou informações dos suspeitos. Damien Sanderson, de 1,70m e 75 kg, e Myles Sanderson, de 1,80m e 110 kg, poderiam estar dirigindo um Nissan Rogue preto com placa SK 119 MPI.

As autoridades ainda orientaram a população da cidade de Regina, capital da província de Saskatchewan, a permanecer em um local seguro e não se aproximar de pessoas suspeitas.



“Não pegue caronas. Denuncie pessoas suspeitas, emergências ou informações para 9-1-1. Não divulgue a localização da polícia”, disse o órgão.

A busca pelos autores foi realizada enquanto os torcedores desciam em Regina para um jogo entre Saskatchewan Roughriders e Winnipeg Blue Bombers, clubes da liga canadense de futebol americano.

Protocolos de emergência


A Autoridade de Saúde de Saskatchewan afirmou à AFP em comunicado que ativou protocolos de emergência para lidar com "um alto número de pacientes críticos".

"Podemos confirmar que múltiplas pessoas estão passando por triagem e sendo atendidas em vários locais e que foi feito um pedido de equipe adicional para ajudar a lidar com a situação".