O Palácio de Buckingham anunciou oficialmente, na tarde desta quinta-feira (8/9), que a Rainha Elizabeth II faleceu aos 96 anos. Ela estava sob cuidados médicos no Castelo de Balmoral, na Escócia.
Leia Mais
Reino Unido 'profundamente preocupado' com a saúde da rainha Elizabeth IIMembros da família real britânica chegam à residência da rainha em BalmoralMembros da família real britânica chegam à residência da rai...Cônsul do Reino Unido em MG: 'Elizabeth II deixa legado para a humanidade'Embaixadora do Reino Unido no Brasil: 'ninguém fez mais que Elizabeth II'Elizabeth 2ª se tornou ícone pop, mas obras inventaram sua vida privadaCharles, novo rei do Reino Unido após 70 anos como 'príncipe profissional'O filho mais velho de Elizabeth, Charles, assume o trono e o posto de Chefe de Estado do Reino Unido e 14 Reinos da Comunidade de Nações.
Há dois dias, Elizabeth II fez uma aparição pública empossando Liz Truss como primeira-ministra britânica. Nesta quinta-feira, o Palácio de Buckingham anunciou preocupação com o estado de saúde da rainha. Membros da família real foram convocados ao Castelo de Balmoral, onde estiveram juntos nos últimos momentos da monarca.
A saúde da rainha era motivo de preocupação no Reino Unido nos últimos meses. Ela chegou a cancelar participação em eventos de comemoração de seu Jubileu de Platina por problemas de mobilidade. Em fevereiro deste ano, Elizabeth II contraiu COVID-19 e se recuperou
História
Antes de Elizabeth II, a Rainha Vitória era a monarca que mais tempo chefiou o Reino Unido, com 63 anos no trono entre 1837 e 1901. O período, no entanto, foi marcado por maior influência da coroa na política britânica e no império colonial então existente.
Em obituário, a BBC, rede pública do Reino Unido, aponta que o reinado de Elizabeth foi marcado por seu forte senso de dever e determinação para dedicar a vida dela ao seu trono e seu povo. O sucesso da rainha em manter a monarquia através de momentos de turbulência também foi destacado.
A rainha nasceu Elizabeth Alexandra Mary Windsor, em 21 de abril de 1926, em Londres. Ela ocupou o trono após uma série de fatores que alteraram a linha sucessória da coroa britânica. Seu tio, Eduardo VIII, renunciou para se casar com uma americana, tornando rei George VI, pai de Elizabeth. Primogênita e sem irmãos homens, ela assumiu o posto de rainha após a morte do pai, em 1952.
Sob o reinado de Elizabeth II, o Reino Unido passou pela reconstrução após II Guerra Mundial, pela dissolução do império colonial, além de crises socioeconômicas nas décadas de 1970 e 1980. A coroa britânica também viveu momentos conturbados como o divóricio do filho Charles com a princesa Diana Spencer, em 1996. A manutenção da monarquia é apontada como um dos principais êxitos de suas sete décadas de reinado.