Jornal Estado de Minas

'TCHAU PREGUIÇA, TCHAU SUJEIRA'

Americana viraliza por baixa quantidade de banhos durante o ano

Na virada do ano, é comum que as pessoas façam um balanço do que viveram nos últimos 365 dias, e existem até aplicativos que ajudam a contabilizar as atividades. Era isso que a influenciadora americana Aella pensou quando compartilhou seus números de 2022 do aplicativo Daylo, mas um detalhe chamou atenção.





É que, em todo o ano, ela tomou apenas 37 banhos. Para se ter uma ideia, ela fez sexo 63 vezes e dançou outras 64. A informação, claro, chocou especialmente os brasileiros.

Apenas a título de comparação, a influenciadora Vih Tube virou assunto pela falta de higiene por tomar 22 banhos durante os 43 dias em que ficou confinada no Big Brother Brasil 22.

"É uma das coisas mais porcas que eu já vi", comentou uma brasileira. "A cidadã tomou 37 banhos em um ano, aproximadamente 1 a cada 10 fucking dias. Eu facilmente tomo mais de 40 banhos em um mês, pelo amor de Deus como é bom ser brasileira", apontou outra.

Por aqui, 68% das pessoas tomam dois banhos por dia, segundo a pesquisa Painel de Uso de Cuidados Pessoais.

Confira mais reações dos brasileiros:

Mas não foram só os brasileiros. Os franceses, que têm fama de não serem muito afeitos a banhos, também se revoltaram. "37 banhos em um ano de 50 semanas e vocês dizem que os franceses fedem", criticou um.



Afinal, fede ou não?


Depois que o tweet viralizou, Aella decidiu dar explicações. Ela disse que o aplicativo revela, na verdade, os dias totais do ano em que algo aconteceu, mas que ela realmente toma banho com pouca frequência.

Mas ela garante que não fede. "Sim, eu tento não perturbar muito o microbioma natural da minha pele. Se eu tomar banho com frequência, pareço feder mais, Eu uso regularmente um bidê e lavo minhas axilas e genitais", justificou.

Ela afirmou, também, que quando ela está fedendo, não consegue sentir o cheiro. "E não me importo, geralmente quando estou sentada na internet em casa", apontou. Aella disse que frequentemente pergunta a outras pessoas para ter certeza se não está com o cheiro ruim. 





Depois, a americana publicou uma série de tweets explicando como começou essa história de não tomar banho. "Meu palpite é que há algum tipo de equilíbrio do microbioma acontecendo. Percebi isso pela primeira vez quando fui acampar e, depois que cheguei em casa e tomei banho com sabonete pesado, descobri que fedia mais no dia seguinte", acredita.

E ela não parou por aí e comparou parar de tomar banho com o no poo, técnica capilar que lava os fios sem xampu. "Se qualquer pessoa que lava diariamente para de lavar, seu cabelo ficará horrível e oleoso. Mas se você for persistente e cuidadoso, seu corpo se ajusta", aconselhou. 

Mas ela ressalta que a prática pode não funcionar para todo mundo, já que existem diferentes tipos de corpo, atividades e níveis de suor. Aella também diz que faz uma "manutenção" para lidar com o mau cheiro entre os banhos.





"Tenho o cuidado de não passar sabonete nas axilas, porque parece aumentar o cheiro; Eu costumo esfregar bem com um pano úmido e depois passo desodorante, e isso funciona muito bem", detalhou.

Aella também revelou que não gosta muito de lavar o cabelo. "Acho que meu couro cabeludo tende a ficar fedido se eu suar. Então, depois do exercício, solto meu cabelo e coço bastante o couro cabeludo para arejar. Quando não faço isso, fico muito fedida", revelou.

Outra "dica" que ela dá é não usar hidratante corporal porque não gosta de "ter produtos para acumular", mas que lava o rosto e escova os dentes diariamente, além de trocar os lençóis quinzenalmente. E, claro, pede para outras pessoas conferirem o nível do fedor.

"Por exemplo, minha irmã, que é do tipo que faz barulhos agressivos de vômito se eu estiver fedendo", afirmou.

No entanto, parece que essa receita não funciona tão bem assim: "Eu sei que não estou dizendo fedorento, mas como eu disse em meu outro tópico, eu suspeito que sou um pouco mais fedida do que a média, pelo menos às vezes, porque, de vez em quando, sou totalmente preguiçoso em fazer a manutenção necessária. Mas se eu tentar, posso combater isso sem tomar banho."