"A equipe está começando uma série de testes antes do primeiro voo de teste da Starship nas próximas semanas", informou a SpaceX pelo Twitter.
O Starship é um dos mais esperados foguetes para 2023. Pelo menos por enquanto, é com ele que será feito o envio de astronautas à Lua na missão Artemis 3. Além disso, a Nasa (agência espacial dos EUA) ainda alargou o contrato com a SpaceX para que o Starship também seja utilizado na Artemis 4, outra missão que levará astronautas para o satélite natural da Terra.
A nave é totalmente reutilizável e tem alta capacidade de transporte de cargas; a meta é carregar mais de 100 toneladas para localidades como a Lua ou Marte.
Se o foguete demonstrar que realmente cumpre com as expectativas, ele se tornará a nave mais poderosa em operação, superando o SLS, da Nasa.
Em dezembro de 2022, a SpaceX divulgou os nomes das pessoas que estarão a bordo da Starship na missão Dearmoon, a primeira viagem privada com humanos na órbita da lua por meio do foguete. O projeto é financiado pelo empresário japonês Yusaku Maezawa. Ele selecionou, entre milhões de interessados, dez pessoas que o acompanharão na empreitada.
No total, Maezawa e os outros tripulantes ficarão uma semana a bordo do Starship, incluindo a viagem pela superfície da Lua e a volta para a Terra.