O Exército dos Estados Unidos derrubou neste sábado um balão chinês na costa leste do país, informou a imprensa americana, horas depois que o presidente Joe Biden prometeu se "ocupar" do suposto dispositivo de espionagem, o que Washington considera uma "violação de soberania inaceitável".
As chegadas e partidas foram suspensas em três aeroportos dos estados da Carolina do Sul e do Norte, "para apoiar o Departamento de Defesa em um esforço de segurança nacional", indicou à AFP a Administração Federal de Aviação (FAA).
"A ação deliberada e legal de hoje mostra que o presidente Biden e sua equipe de segurança nacional sempre colocarão a segurança do povo americano em primeiro lugar e responderão de forma eficaz à violação inaceitável da nossa soberania por parte da República Popular da China", declarou o secretário de Defesa americano, Lloyd Austin.
Leia Mais
China diz que balões dos EUA invadiram seu território mais de 10 vezes China diz que derrubada de balão pelos EUA prejudica relações diplomáticasO que há de verdade em lenda de premiê holandês comido pela população em fúria
Os canais de TV Fox News e CNN reportaram a operação, depois que três aeroportos do sudeste americano foram temporariamente fechados em meio ao que a Administração Federal de Aviação chamou de "esforço de segurança nacional".
O presidente Joe Biden parabenizou em Maryland os pilotos do caça por terem derrubado o balão no espaço aéreo americano.