Jornal Estado de Minas

ISTAMBUL

Passa de 30 mil total de mortos por terremoto na Turquia e na Síria

O balanço do devastador terremoto que abalou Turquia e Síria na segunda-feira (6/2) subiu para 33.179 mortos na manhã deste domingo (12/2), conforme dados oficiais.





O terremoto de magnitude 7,8 deixou 29.605 mortos no sul da Turquia, anunciou hoje a agência pública de gestão de catástrofes do país, aos quais se somam 3.574 óbitos registrados na Síria.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (ONU), porém, o número final dessa tragédia pode ser pelo menos duas vezes maior.

 

Mais de 70 países enviaram ajuda humanitária e equipes de resgate, que já chegaram aos dois países. Uma quipe do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atua no local para tentar localizar sobreviventes.

 

Esse já é o sétimo desastre natural mais mortal deste século. A tragédia supera o terremoto e o tsunami que abalaram o Japão em 2011. Após cinco dias, um bebê de dois meses e uma mulher foram resgatados com vida sob os escombros.

 

Nesse sábado (11/2), o vice-presidente turco, Fuat Oktay, informou que 67 pessoas foram retiradas dos escombros na última 24 horas no país. Segundo ele, cerca de 80 mil estão recebendo atendimento hospitalar e 1,5 milhão estão desabrigados.