Pesquisadores divulgaram nesta quarta-feira (15/2) imagens raras e algumas inéditas do Titanic naufragado. A gravação foi feita em julho de 1986 quando os humanos conseguiram ir pela primeira vez até os restos do navio no fundo do Oceano Atlântico. O vídeo foi divulgado pela Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI), ONG dedicada à pesquisa, exploração e educação oceânica, como comemoração dos 25 anos do lançamento do filme Titanic, de James Cameron.
As imagens divulgadas são uma parte do documentário lançado nesta quarta-feira pela WHOI. A produção mostra os feitos do oceanógrafo Robert Ballard, foi ele quem encontrou os destroços do Titanic em 1986, 74 anos após ele ter afundado. Os destroços do navio estão até hoje cerca de 12.600 pés abaixo da superfície do oceano.
Feeling the feels from the @TitanicMovie re-release?
— Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) (@WHOI) February 15, 2023
We are too! Keep that "I'm flying" feeling alive at our YouTube premiere, featuring 80 minutes of rare #RMSTitanic shipwreck survey footage like this.
The show kicks off TONIGHT at 7:30 ET! Sign up at https://t.co/lIQLqsu3MF pic.twitter.com/oCeiHawcxw
Na filmagem, é possível ver o interior do naufrágio, a cabine de um oficial, além de detritos.
O Titanic naufragou em abril de 1912 após bater em um iceberg no Atlântico Norte durante a viagem inaugural do navio. Cerca de 1,5 mil pessoas morreram no acidente, que até hoje é considerado um dos maiores da navegação. Apenas cerca de 700 passageiros e tripulantes sobreviveram.