"Não haverá interrupções maciças de reatores durante meses, mas haverá um impacto em termos da duração das paradas", declarou à AFP, nesta quarta-feira (8), Julien Collet, diretor-geral adjunto da ASN.
A companhia elétrica EDF detectou uma rachadura maior do que o previsto em Penly 1 em uma tubulação de emergência usada para inundar de água o reator em caso de acidente nuclear.
Este fenômeno, relacionado com a corrosão, já tinha sido identificado desde o final de 2021 em várias instalações nucleares, mas provocava rachaduras menores e em outros tipos de tubulação.
A energia nuclear é chave para a produção de eletricidade na França. Em 2022, representou 62,7% do total, contra 69% em 2021 e mais de 70% anos antes, segundo o relatório anual da empresa gestora da rede elétrica de transportes RTE.
Embora desde o acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, em 2011, a tendência na Europa seja a de reduzir o peso do setor nuclear e, inclusive, fechar usinas, a invasão russa da Ucrânia mudou esta tendência.
EDF - ELECTRICITE DE FRANCE